terça-feira, 5 de abril de 2011

Noticia - CEOs brasileiros e americanos se reuniram em Brasília durante visita de Obama - Informativo Secex/Comexdata.

A recente visita do Presidente Barack Obama ao Brasil foi uma excelente oportunidade para reforçar a relação estratégica entre os dois países. Como o próprio presidente americano destacou dias antes de sua vinda ao Brasil, em uma economia cada vez mais globalizada, o estreitamento da aliança entre as duas maiores democracias do continente é fundamental como fonte de crescimento e prosperidade para ambos os países.

Sob o ponto de vista comercial, um dos marcos da visita foi a assinatura do Acordo de Cooperação Econômica e Comercial Brasil-Estados Unidos. O acordo estabelece uma comissão para tratar de temas como: desenvolvimento nas áreas de comércio e serviços; facilitação de comércio; identificação de oportunidades para expansão de comércio e investimentos; promoção da remoção de barreiras a comércio e investimentos; e troca de informações sobre comércio de bens e serviços, bem como dados de investimentos. A comissão terá como coordenadores o MRE e o MDIC, do lado brasileiro, e o USTR, do lado americano.

A Presidenta Dilma aproveitou a oportunidade para manifestar preocupação com a desvalorização da moeda americana e seus efeitos sobre a economia mundial. Além disso, destacou a importância para o relacionamento bilateral do rompimento de barreiras que prejudicam a inserção de produtos brasileiros no mercado norte-americano, particularmente do etanol, carne bovina, algodão, suco de laranja e aço.

A visita foi marcada pela realização da sexta edição do Fórum de CEOs Brasil-EUA. Na ocasião reuniram-se os presidentes de 18 das maiores empresas do Brasil e dos Estados Unidos. A presidência do Fórum é partilhada por representantes de governo e da iniciativa privada de ambos os países. Pelo governo brasileiro, os representantes são o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Pelo governo norte-americano, compõem o fórum o assessor presidencial para Política Econômica, Michael Froman, e o secretário do Comércio, Gary Locke. Pela iniciativa privada, os executivos Josué Gomes da Silva, da Coteminas, e Tim Solso, da Cummins, representam o setor. Além destes, participaram desta edição os CEOs do Banco Safra, Camargo Corrêa, Construtora Norberto Odebrecht, Coteminas, Embraer, Grupo Gerdau, Stefanini IT Solutions, Sucocítrico Cutrale, Vale e Votorantim, além dos CEOs da Anadarko, Cargill, Citi Brazil and South Cone, CH2M Hill, Cummins Inc., Illinois Tool Works Inc., International Paper e Praxair Inc.

Criado em 2007 com o objetivo de fortalecer a relação comercial e aperfeiçoar o ambiente de negócios entre os dois países, o Fórum de CEOs Brasil-EUA aborda temas como: a promoção do comércio, indústria e investimento, melhoria da competitividade, cooperação em educação e desenvolvimento de recursos humanos, promoção de intercâmbio tecnológico e apoio a melhora do ambiente de negócios.

Percebe-se, assim, que, além de reafirmar simbolicamente a importância do relacionamento bilateral, a visita do Presidente Obama foi marcada por ações concretas de desenvolvimento da agenda de comércio e investimentos entre os dois países. Certamente, essas iniciativas configuram-se passos fundamentais no sentido de melhorar, ainda mais, a relação entre Brasil e Estados Unidos.

NOTICIA - TV RECEITA LANÇA SÉRIE DE VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IR 2015 - Fonte: RECEITA FEDERAL

Principais dúvidas dos contribuintes são explicadas de forma didática A Receita Federal divulgou no dia 17/3, no canal da TV Receita no y...