segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Noticia - Acordo entre o México e o Peru confirma compromisso entre ambos os países - ALADI/Comexdata.

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, às 11h30m, o México e o Peru registrarão junto à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) o Acordo de Integração Comercial (AIC), assinado entre ambos os países em abril. Esse Acordo substituirá o ACE N° 8, em vigência desde 1987.

Esse Acordo tem por objetivos, entre outros, estimular a expansão e a diversificação do comércio entre ambos os países, eliminar as barreiras ao comércio, facilitar a circulação de mercadorias e serviços e promover condições de concorrência leal no comércio.

O Secretário-Geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, indicou que a entrada em vigor do AIC e seu registro ao amparo do Tratado de Montevidéu 1980 representam um passo muito importante no processo de integração da América Latina e na conformação de um mercado comum latino-americano.

O Acordo referenda o compromisso do México e do Peru pela diversificação de suas exportações em condições preferenciais e a promoção dos fluxos de investimento entre ambos os países. Entre 2000 e 2010, o intercâmbio comercial bilateral cresceu a uma taxa média anual de 13% e aumentou de US$ 414 milhões a US$1,456 bilhão. Outrossim, considera-se que o acordo permitirá que seu comércio bilateral se duplique em cinco anos e impulsione as exportações de produtos não tradicionais.

Os principais produtos comercializados entre ambos os países são: receptores de televisão, caminhões-trator, automóveis, medicamentos, veículos, aparelhos de telefonia, alimentos infantis, entre outros.

Por último, o Secretário-Geral, Carlos Chacho Alvarez, assinalou a importância de avançar em uma convergência entre os múltiplos Acordos com os países, a fim de facilitar o espaço regional, aumentar os intercâmbios e favorecer a integração com a finalidade de avançar no processo de integração regional.

NOTICIA - TV RECEITA LANÇA SÉRIE DE VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IR 2015 - Fonte: RECEITA FEDERAL

Principais dúvidas dos contribuintes são explicadas de forma didática A Receita Federal divulgou no dia 17/3, no canal da TV Receita no y...