sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Noticia - Bilaterais brasileiras acontecem em Tóquio e São Paulo (Informativo SECEX).

Acontecerá, em Tóquio, a IV Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Japão de Promoção de Comércio e Investimentos nos dias 25 e 26/11/2010. O comitê, criado em 02 de julho de 2008 através de Memorando de Entendimento assinado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), tem se reunido duas vezes por ano para tratar de temas que afetem o comércio e o investimento bilateral buscando solucioná-los através da cooperação governamental e contando com o apoio do setor produtivo. Na última reunião, ocorrida em Brasília, participaram mais de cem pessoas entre representantes públicos e privados.

A agenda tratará de diversos temas divididos nos quatro grupos que compõe o comitê: promoção de comércio e investimento, facilitação de negócios, metrologia e propriedade intelectual.

Nesta quarta reunião, permanecem assuntos ligados à cooperação em áreas como promoção comercial e de investimentos, franquias, medidas sanitárias e fitossanitárias, procedimentos aduaneiros, metrologia, propriedade industrial, cooperação em setores produtivos como mel e têxteis e em setores ligados a inovação como nanotecnologia cosmética, TV digital e biocombustíveis.

Dentre os temas de maior importância, encontram-se as medidas sanitárias e fitossanitárias com as negociações que estão sendo realizadas para a autorização das exportações de carne suína de Santa Catarina e de novas variedades de manga para o Japão. Outro tema de destaque é a apresentação de oportunidades de investimentos e projetos conjuntos em setores como infraestrutura, petróleo e gás e mineração.

Bilateral Brasil-África do Sul

Em 19 de novembro de 2010 ocorrerá, em São Paulo, a II Reunião Bilateral Brasil-África do Sul (Fast Track Mechanism), coordenada pelo ministro Miguel Jorge e pelo ministro da Indústria e Comércio da África do Sul, Rob Davies. A bilateral foi criada por Memorando de Entendimento assinado em 09 de outubro de 2009. A primeira reunião ocorreu em julho de 2010 na África do Sul.

A agenda tem como principais objetivos a liberação para exportação de carne suína ao mercado sul-africano, discussões sobre o setor automotivo dos dois países, investimentos brasileiros para a geração e distribuição de energia elétrica na África, e cooperação com vistas à Copa do Mundo de 2014.

Previamente a esta bilateral, ocorrerá em 17 de novembro de 2010, na sede da FIESP, o Brazil-South África Business Fórum, que contará com a presença de empresários da África do Sul no setor de engenharia e construção.

A Secretaria de Comércio Exterior concluiu em outubro os trabalhos de atualização do Sistema Radar Comercial, disponibilizando a versão completa do triênio 2007-2009, contando agora com informações de mais de 100 países.

Além da atualização da base de dados, a arquitetura conceitual do sistema foi revisada, especialmente no que se refere à metodologia adotada para os parâmetros de filtragem, permitindo uma seleção mais acurada dos produtos prioritários para o Brasil nos mercados alvo.

Lançado em abril de 2004, o Sistema está disponível ao público por meio do site www.radarcomercial.desenvolvimento.gov.br, com acesso gratuito para qualquer cidadão ou empresa brasileira. Em 2005, o sistema Radar Comercial foi premiado com o primeiro lugar no "Concurso Inovação na Gestão Pública Federal", promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O Radar Comercial tem contribuído para a disseminação das informações relativas ao comércio mundial, propiciando principalmente às pequenas e médias empresas acesso a dados e análises que facilitam a prospecção de oportunidades em cada um dos mercados constantes da base dados, os quais representam cerca de 95% do comércio mundial.

O sistema funciona também como uma ferramenta de inteligência comercial que permite a identificação dos produtos prioritários em mercados internacionais, o que constitui valioso elemento para orientar as estratégias de promoção comercial, o direcionamento dos fluxos de investimentos voltados para exportações e o balizamento dos interesses brasileiros em negociações internacionais.

As informações podem ter como foco o Brasil ou determinado estado brasileiro de um lado, e de outro, o mundo ou um determinado país. As buscas podem ser conjugadas, a critério do usuário, dentro de um conjunto de opções disponíveis, de modo a permitir a comparação de mercados e de variáveis relativas aos produtos.

Ao dar entrada com um código SH6 do Sistema Harmonizado, que é a mesma classificação da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) a seis dígitos, ou com uma palavra chave que identifique o produto, o usuário poderá acessar diversas informações sobre o item selecionado, tais como: preço médio, potencial importador, dinamismo, performance da exportação brasileira, valores exportados e importados, principais países concorrentes, medidas tarifárias e medidas não tarifárias.

Os dados e análises disponíveis no Sistema são relatados tendo por padrão o último triênio, a fim de demonstrar as tendências mercadológicas atuais e evitar sazonalidades. As pesquisas também podem ser realizadas por triênios anteriores.

A manutenção e aperfeiçoamento do Sistema Radar Comercial faz parte de um conjunto de ferramentas e ações promovidas pelo Governo que visam diversificar e aumentar o market share dos produtos brasileiros no mercado internacional.

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