segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Noticia - Mercado brasileiro é abastecido por importações | Valor Online


Os investimentos das distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em propelentes vão reduzir a dependência do país do produto importado. A avaliação é do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), Sergio Bandeira de Mello.

"Há um bom espaço no segmento (de propelentes)", afirmou Mello. Segundo ele, parte do produto vem de fora, pois faltam investimentos, principalmente no que envolve a purificação desse gás. "Agora, a produção nacional pode substituir uma parcela do que vinha sendo importada", completa Mello.

Dentro do mercado de GLP, no entanto, os propelentes - que são considerados gases especiais - representam menos de 1% do volume comercializado, de acordo com o Sindigás. No setor como um todo, aproximadamente 80% dos produtos colocados no mercado vai para o uso residencial (os botijões de gás), enquanto 20% vai para a área industrial (GLP granel).

No Brasil, mais de 80% do mercado de GLP é dominado por quatro grupos. Na opinião de Mello, essa concentração é uma característica geral do setor, inclusive internacionalmente. "A escala é muito importante. A área é concentrada, mas algumas empresas menores são muito fortes em suas regiões no Brasil", ponderou Mello. 

Em 2010, as vendas das distribuidoras de GLP no país somaram 12,5 milhões de metros cúbicos, o que representou 3,7% frente aos resultados de 2009, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

O faturamento da área de GLP em geral, incluindo as distribuidoras e as revendedoras, chegou a R$ 19 bilhões no ano passado, praticamente constante na comparação com 2009.
Para 2011, as perspectivas do Sindigás apontam para crescimento de 1,6% a 2,5% no volume vendido pelo setor. "Não se espera um cenário muito diferente do que foi o ano passado", afirmou o presidente do sindicato, enfatizando as boas condições da indústria. Hoje há no mercado 23 distribuidoras e mais de 40 mil revendedores de GLP. (VD)

NOTICIA - TV RECEITA LANÇA SÉRIE DE VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IR 2015 - Fonte: RECEITA FEDERAL

Principais dúvidas dos contribuintes são explicadas de forma didática A Receita Federal divulgou no dia 17/3, no canal da TV Receita no y...