sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Noticia - Encomex Empresarial reúne mais de 800 pessoas em Salvador - Informativo SECEX/Comexdata.

A primeira edição do Encomex em formato Empresarial, realizada nos dias 3 e 4 de agosto, reuniu em torno de 850 pessoas no Centro de Convenções de Salvador (BA) para participar de palestras, oficinas, mesas redondas, e conversar com especialistas em comércio exterior.

O evento organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) teve o objetivo de aumentar a participação de pequenas e médias empresas no mercado internacional.

A programação de palestras foi aberta pela secretária de Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres, que falou sobre os desafios e estratégias da política de comércio exterior brasileira. A secretária destacou as medidas anunciadas pelo governo no Plano Brasil Maior para incentivar a competitividade do setor industrial brasileiro.

"O comércio exterior é um componente importante do Plano Brasil Maior. O Plano inclui medidas para favorecer a inovação, os investimentos, a capacitação de mão de obra e a competitividade das indústrias brasileiras", destacou a secretária.
 
A secretária enfatizou a importância do Encomex Empresarial para identificar e aproveitar o potencial de crescimento das exportações. "Há um esforço muito grande da Secex em agregar novas empresas ao comércio internacional, e ampliar a base exportadora do Brasil", disse. Entre os destaques de comércio exterior no Plano há medidas que tratam da desoneração das exportações, defesa comercial, financiamento e promoção das exportações.

Dos mais de 460 exportadores baianos, 61% são micro, pequenas e médias empresas. Apesar da grande participação, estas vendas representam apenas 5% do total. Dado que também reflete a realidade brasileira.  Em todo o país, em relação ao valor exportado, as grandes empresas são responsáveis pela grande maioria das vendas externas. No caso da Bahia este índice é de 95%. O principal objetivo do Encomex Empresarial é fazer com que as PMEs exportem mais.

Empresários aprovam a iniciativa da Secex


Ivana Batista, dona de uma empresa de cosméticos, trouxe seus produtos para o showroom que reuniu 22 empresas da Bahia. Para Ivana, a facilidade de acesso a informações foi o principal atrativo do Encontro de Comércio Exterior organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC. "Para entrar no mercado externo é preciso estar bem preparado. Nós, que somos pequenos, muitas vezes não sabemos onde encontrar orientações. Já tivemos oportunidade de exportar, mas não estávamos prontos", concluiu.

Para possibilitar a troca de informações, durante o Encomex os expositores tiveram contato direto com representantes dos órgãos que atuam no comércio exterior brasileiro, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); o Ministério das Relações Exteriores (MRE); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); além do Sebrae, do BNDES, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste, da Federação das Indústrias da Bahia e do Governo do Estado da Bahia.

Participaram do Encomex, empresas com diferentes níveis de experiência em exportação e todas com a certeza da importância do diferencial competitivo. Um exemplo é o café gourmet fabricado pela família de Bianica Araújo, na Chapada Diamantina. O produto diferenciado já faz sucesso no Brasil, onde é vendido para cafeterias especializadas.

Para Bianica, a participação no Encomex será importante para os novos passos que a empresa pretende dar rumo ao mercado externo. "Foi excelente. Os contatos que nós tivemos foram fundamentais, até porque somos pequenos produtores. Acredito que o Encomex abrirá caminhos", prevê.

Os empresários da Bahia puderam também conhecer a trajetória de grandes empresas exportadoras de carne, de motores e de eletrodomésticos, que foram convidadas a participar das palestras.  Executivos de grandes empresas que investem em inovação também falaram de suas experiências no mercado internacional.

Além disso, especialistas em comércio exterior estiveram presentes para orientar e tirar dúvidas dos empresários.  Carlos Nuñez, dono de uma fábrica de óculos infantis, acredita que a participação no Encomex vai ajudá-lo a vender mais para o Mercosul.

Roberto Dantas, diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior (Depla) do MDIC, avalia que a mudança de formato do Encomex, agora em versão Empresarial, privilegiando o atendimento às empresas, cumpriu seu papel. "O Encomex favorece a interação entre gestores e empresários. Todos ganham", concluiu. Os próximos encontros serão realizados em Porto Velho (RO), nos dia 15 de setembro, e em Curitiba (PR), em data ainda a ser confirmada.

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