quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Noticia - Abertura do Encomex Mercosul reúne mais de mil pessoas em Porto Alegre (MDIC).

Mais de mil pessoas assistiram à solenidade de abertura do Encomex Mercosul 2010, que contou com a presença de autoridades dos quatro países do bloco, ontem (31/8), em Porto Alegre. Em seu discurso, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, destacou o aumento do comércio entre os países do Mercosul, lembrando que "pela primeira vez, em 2010 o comércio do Brasil com os países do bloco vai chegar perto de US$ 40 bilhões, superando o recorde de 2008 quando a corrente de comércio foi de US$ 36 bilhões".

Também participaram da solenidade o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, e representantes dos ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e dos patrocinadores - Apex-Brasil, Sebrae, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Além das autoridades brasileiras, estiveram presentes o secretário de Indústria, Comércio e Pequenas e Médias Empresas do Ministério da Indústria da Argentina, Eduardo Bianchi, o vice-ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Roberto Conde, e o coordenador do Paraguai do Grupo de Integração Produtiva do Mercosul, Juan Ignácio Livieres.

Desafios


Depois da abertura, o secretário de Comércio Exterior do MDIC deu início à programação de palestras abrindo o primeiro painel do Encomex, que teve como tema a contribuição do comércio intra e extra bloco para o crescimento econômico do Mercosul. O secretário destacou o crescimento do comércio do Brasil com a Argentina, o Paraguai e o Uruguai - que passou de U$S 9 bilhões no início da década para quase U$S 40 bilhões em 2010.

Welber Barral também falou dos principais desafios que precisam ser superados para que haja um fortalecimento ainda maior do bloco econômico. Segundo ele, os maiores desafios são enfrentar o crescente protecionismo em relação aos produtos agrícolas, aumentar o uso de moeda local no comércio exterior, integrar as cadeias produtivas dos quatro países do bloco econômico, incentivar a desburocratização do comércio e vencer as dificuldades logísticas.

O Encomex Mercosul 2010 continua até esta quarta-feira (1°/9), das 9h às 18h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento. Quem não puder comparecer pode assistir, ao vivo, pela internet, aos painéis realizados no teatro do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Clique aqui para assistir ao vivo.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

NOTICIA - TV RECEITA LANÇA SÉRIE DE VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IR 2015 - Fonte: RECEITA FEDERAL

Principais dúvidas dos contribuintes são explicadas de forma didática A Receita Federal divulgou no dia 17/3, no canal da TV Receita no y...