terça-feira, 24 de agosto de 2010

Noticia - Cooperação Tecnológica entre Brasil e Israel (Informativo Secex).

Em 25 de maio, o MDIC lançou, em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial Israelense (MATIMOP), o primeiro Edital de chamada para a apresentação de propostas de Cooperação Tecnológica entre empresas brasileiras e israelenses.

Considerado um país pequeno, Israel investiu fortemente no setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (40% do orçamento do governo e dos órgãos públicos, destina-se ao progresso científico e tecnológico, através de fundos de pesquisa nacionais, binacionais ou governamentais). Neste ramo, o país investe com qualidade competitiva internacional em diversas áreas, sendo quatro delas as principais: industrial, agro-tecnológica, aeroespacial e médica. O Estado de Israel investe de forma intensiva em pesquisa para sanar as dificuldades encontradas em seu solo, o que o tornou pioneiro em biotecnologia agrícola, irrigação por gotejamento, solarização, reciclagem de águas para uso agrícola, dentre outros. O país está em 3º lugar dentre os maiores detentores de patentes per capita e em 2º lugar entre os vinte melhores países em ciências espaciais.

O processo de busca de parceiros ente os dois países se dará de forma contínua com o auxílio do Comitê Gestor, coordenado pelo MDIC no Brasil e pelo MATIMOP, em Israel. Ao submeter o "Formulário de Busca de Parceiros", o empresário brasileiro é assessorado por especialistas israelenses, que levantarão uma lista de potenciais parceiros locais, conforme o setor indicado e as expectativas para o projeto de cooperação.

Os empresários dos dois países poderão trocar informações e, havendo interesse de ambos em desenvolver um projeto de cooperação tecnológica, estes deverão submeter o "Formulário de Cooperação". Finalmente, os projetos aprovados, serão enquadrados na etapa de financiamento nos seus respectivos países.

Esta iniciativa prevê o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico entre empresas brasileiras e israelenses, utilizando-se de recursos do Escritório do Cientista-Chefe (OCS), pelo lado israelense, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Banco do Nordeste (BNB), pelo Brasil.

O Edital deverá ser lançado no mercado anualmente com previsão de duas chamadas, convidando empresas brasileiras e israelenses, de todos os setores, a elaborarem uma proposta de cooperação em Pesquisa & Desenvolvimento que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial.

As empresas interessadas deverão observar as orientações do Edital e preencher o "Formulário de Busca de Parceiros" disponível no site www.mdic.gov.br/brasilisrael para que possamos auxiliá-lo na identificação de potenciais parceiros em Israel. As propostas de cooperação deverão ser apresentadas até 25 de Agosto de 2010, através do "Formulário de Cooperação".

Para obter maiores informações, acesse: www.mdic.gov.br/brasilisrael

NOTICIA - TV RECEITA LANÇA SÉRIE DE VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IR 2015 - Fonte: RECEITA FEDERAL

Principais dúvidas dos contribuintes são explicadas de forma didática A Receita Federal divulgou no dia 17/3, no canal da TV Receita no y...