quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Noticia - Lula comemora fim da cobrança dupla da TEC no Mercosul (Agência Brasil).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou um feito extraordinário a decisão tomada pela 39ª Cúpula do Mercosul, encerrada na tarde de ontem (3) em San Juan, na Argentina, de eliminar a cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC) no bloco que reúne o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Até agora, quando um país do Mercosul compra um produto de fora do bloco, paga uma taxa de importação. Em seguida, paga uma segunda tarifa para o produto circular dentro do Mercosul.

Segundo Lula - que participou de entrevista coletiva com a presidente argentina, Cristina Kircher - parecia impossível que o Mercosul decidisse pelo fim da cobrança dupla da TEC, uma vez que em reuniões anteriores o assunto sempre provocou polêmica.

Encerrada a discussão da TEC, segundo o presidente, o acordo de livre comércio com a União Europeia passou a ser prioritário e este é um trabalho que ficou sob sua responsabilidade.

Ontem, Lula assumiu a presidência do Mercosul pelos próximos seis meses, em substituição a Cristina Kirchner. O presidente disse que precisara trabalhar muito com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, "porque a França tem sido um dos países que mais tem feito oposição à conclusão do acordo".

O presidente disse que tentará fechar o acordo com a União Europeia e espera convencer os opositores até dezembro, quando ocorrerá a 40ª Cúpula do Mercosul. O presidente informou que a reunião será realizada no Brasil, em Foz do Iguaçu.

Lula lembrou que participa de cúpulas do Mercosul desde 2003. "Posso dizer, sem medo de errar, que esta foi a reunião mais importante, produtiva, tranquila e coesa porque, mesmo na divergência, nos colocamos de acordo com argumentos, sem necessidade de ninguém brigar com ninguém".

De acordo com o presidente, do ponto de vista econômico, o bloco dá uma resposta excepcional aos críticos que apostaram no fracasso do Mercosul. "No primeiro semestre de 2010, o comércio entre o Brasil e a Argentina, dois parceiros do Mercosul, já chegou a US$ 15 bilhões e se tudo correr do jeito que estamos esperando, poderemos chegar aos US$ 30 bilhões que já tivemos".

NOTICIA - TV RECEITA LANÇA SÉRIE DE VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IR 2015 - Fonte: RECEITA FEDERAL

Principais dúvidas dos contribuintes são explicadas de forma didática A Receita Federal divulgou no dia 17/3, no canal da TV Receita no y...