quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Noticia - Graziano terá 5 concorrentes na disputa pela FAO | Valor Online


José Graziano da Silva, ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome no início do governo Lula, terá cinco concorrentes na disputa pelo cargo de diretor-geral da Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A lista foi anunciada ontem em Roma, sede da entidade.

A eleição está marcada para o início de julho, durante encontro anual da FAO na capital italiana. Têm direito a voto os 191 países-membros da agência. O novo diretor-geral assumirá mandato de quatro anos a partir de janeiro de 2012, no lugar do senegalês Jacques Diouf, que está à frente da organização desde 1994. 

Graziano, que conta o apoio do governo brasileiro, vai enfrentar o espanhol Miguel Angel Moratinos, ex-ministro de Relações Exteriores de José Luis Zapatero, o austríaco Franz Fischler, ex-comissário de Agricultura da União Europeia, o ex-ministro de Recursos Hídricos do Iraque durante o governo de Nouri al-Maliki, Abdul Latif Rashid, o diplomata iraniano Mohammad Saeid Naeini e o cientista indonésio Indroyono Soesilo.

O cargo na FAO é da maior importância, ainda mais para um país exportador, como o Brasil, e em um cenário em que países protecionistas, como a Franca, propõem controle de preços das matérias-primas e estoques reguladores regionais, que podem trazer mais distorções ao mercado.

Para o Itamaraty, que lançou a candidatura na semana passada, "o candidato brasileiro aprofundará o processo de reforma e fortalecimento da FAO", com mais espaço aos países do Hemisfério Sul na agenda internacional e à políticas de erradicação da fome mundial. Graziano é agrônomo e economista, tem longa carreira na área de segurança alimentar e já faz parte dos quadros da FAO para a América Latina e Caribe.

O brasileiro está em plena campanha. Conta com o apoio dos países latino-americanos e está viajando pela África em busca de votos. Uma visita ao Egito estava prevista na agenda, mas deve ser cancelada devido à instabilidade política no país. No mês que vem, Graziano acompanhará a presidente Dilma Rousseff na Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), no Peru. Graziano também promove a candidatura em página na internet traduzida em seis idiomas.

NOTICIA - TV RECEITA LANÇA SÉRIE DE VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IR 2015 - Fonte: RECEITA FEDERAL

Principais dúvidas dos contribuintes são explicadas de forma didática A Receita Federal divulgou no dia 17/3, no canal da TV Receita no y...