segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Noticia - Exportações do 'Wines of Brazil' somam US$ 2,29 milhões em 2010 - Portal Apex Brasil/Comexdata.

Resultado é praticamente igual ao de 2009, quando foram vendidos US$ 2,30 milhões de vinho brasileiro ao exterior. Para 2011, a expectativa é aumentar em 90% o faturamento das empresas associadas ao projeto Wines of Brasil.

As vinícolas brasileiras integrantes do projeto setorial integrado Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), exportaram US$ 2,29 milhões em 2010, praticamente o mesmo valor de 2009, que foi de US$ 2,30 milhões. "Apesar de ter sido um ano de crise, com o câmbio desfavorável às exportações, as empresas conseguiram manter praticamente o mesmo faturamento de 2009", analisa a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.

Para este ano, a expectativa é aumentar em 90% as exportações de vinho brasileiro fino engarrafado, alcançando US$ 4,40 milhões, muito próximo dos US$ 4,68 milhões de 2008, o melhor resultado já conquistado pelo projeto. Das 36 vinícolas associadas ao projeto, 18 são exportadoras, sendo que, 13 efetuaram vendas ao exterior no ano passado. O Wines of Brasil tem o objetivo de posicionar o produto brasileiro no mercado internacional por meio da promoção do vinho fino engarrafado.

A Inglaterra foi o principal destino do vinho brasileiro em 2010. Em 2009, havia ocupado a nona posição entre os países importadores de vinho do Brasil. Os Estados Unidos perderam a liderança para a Inglaterra e ficaram em segundo lugar em 2010. Em seguida, no terceiro posto, ficou a Holanda, recuperando terreno perdido em 2009, quando esteve na sexta colocação. A Alemanha foi o quarto país que mais comprou vinho brasileiro no ano passado. "O bom desempenho na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Holanda e na Alemanha é resultado direto das nossas ações nestes mercados, com a participação em feiras e promoção de eventos de degustação", comenta Andreia.

As exportações de vinho brasileiro em geral alcançaram US$ 6,82 milhões em 2010, ante US$ 10,12 milhões em 2009, estas puxadas pelas vendas de vinho a granel para a Rússia. Em 2009, foram comercializados US$ 6,71 milhões em vinho a granel (97% para a Rússia). Em 2010, a exportação de vinho brasileiro a granel caiu para US$ 2,90 milhões (US$ 2,29 milhões para a Rússia e o restante para o Paraguai).

Análise
Conforme a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, o valor médio obtido pelas empresas integrantes do projeto pelo litro de vinho exportado continua maior (US$ 2,15) que a média do Brasil (US$ 0,62). Este valor, 246% maior, mostra, segundo ela, que as empresas participantes do Wines of Brasil estão alinhadas ao planejamento setorial e estão buscando exportações com valor agregado em seus produtos. O valor médio por litro exportado pelas empresas que lideram o ranking das exportações cresceu 63%, aumentando de US$ 2,46/litro em média para US$ 4,03/litro. Estes valores são em FOB (Free on Board, ou seja, no porto, sem frete e sem impostos que incidem nos produtos comercializados no Brasil).

"O ano passado foi um período de reposicionamento do setor brasileiro de vinho no mercado mundial, em que as empresas tiveram que abrir mão de volumes e buscar nichos de mercado com maior valor agregado em lugares não tão afetados pelas questões cambiais", explica Andreia. Segundo ela, o trabalho realizado nos oito mercados-alvo - Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Suécia - vem apresentando gradualmente resultados positivos, como o aumento nas exportações para três países (Reino Unido, Holanda e Polônia) e o aumento do preço médio por litro exportado em seis dos oito mercados prioritários (Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Estados Unidos, Suécia e Hong Kong). "Ampliamos, diversificamos e consolidamos a presença dos vinhos brasileiros nos mercados-alvo escolhidos", destaca Andreia.

Em um ano de transição, o Wines of Brasil proporcionou às empresas associadas a oportunidade de adequarem seus produtos, se necessário, para o mercado alemão e norte-americano, após análises de marcas realizadas durante consultorias específicas programadas para esses países.

Duas vinícolas desenvolveram um trabalho voltado para o mercado inglês. A Miolo elaborou a linha de vinhos Alísios do Seival exclusivamente para ser exportada para o mercado inglês. E a Aurora criou uma linha de espumantes específicos para a Inglaterra, fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido após eventos e feiras junto ao seu importador. As primeiras exportações serão realizadas este ano.

Histórico
O Wines of Brasil, que iniciou suas atividades em 2002, com a adesão de apenas seis vinícolas brasileiras, conta hoje com 36 empresas, sendo que 21 delas já efetivaram exportações. Em seis anos de trabalho, o valor exportado aumentou 20 vezes, subindo de US$ 231 mil em 2003 para US$ 4,68 milhões em 2008, um incremento de 1.927%. Justamente em 2008 os negócios encaminhados pelas empresas integrantes do projeto somaram exatamente o dobro das exportações de vinhos e espumantes de 2007.

Assim como 2010, o ano de 2009 foi de dificuldades, especialmente devido ao câmbio desfavorável. As exportações de vinhos brasileiros caíram pela metade na comparação com o excelente ano de 2008. Para reagir, o Wines of Brasil procurou focar o trabalho em oito mercados-alvo para a promoção dos vinhos brasileiros no exterior. Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Suécia foram escolhidos para receber maior atenção e investimentos do Projeto em 2010 e 2011, com vistas às exportações de vinhos e espumantes verde-amarelos.

A estratégia deu resultado, apesar do volume ainda ser pequeno. Mas por que investir tanto no mercado externo, se o mercado brasileiro é imenso e cobiçado por todos os países produtores de vinhos do mundo? Andreia Gentilini Milan tem a resposta na ponta da língua: "O sucesso das exportações de vinho fará o consumidor brasileiro diminuir seu preconceito quanto aos nossos produtos, tornará nossos produtores mais competitivos principalmente no mercado doméstico e dará ao setor visibilidade, reconhecimento e a capacidade de se antecipar a tendências mundiais."

Ranking dos países que mais compraram vinho brasileiro em 2010

1º Inglaterra
2º Estados Unidos
3º Holanda
4º Alemanha
5º Paraguai
6º Colômbia
7º Suíça
8º Polônia
9º Japão
10º Dinamarca

Ranking dos países que mais compraram vinho brasileiro em 2009

1º Estados Unidos
2º Alemanha
3º Colômbia
4º Japão
5º Portugal
6º Holanda
7º Suíça
8º Canadá
9º Inglaterra
10º Angola

ASSESSORIA DE IMPRENSA
>>>Orestes de Andrade Jr.
OAJ Comunicação & Marketing
+55 54 8135.0374
(
+55 51 3276.7035
(
imprensa@ibravin.org.br
*
www.ibravin.org.br

NOTICIA - TV RECEITA LANÇA SÉRIE DE VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IR 2015 - Fonte: RECEITA FEDERAL

Principais dúvidas dos contribuintes são explicadas de forma didática A Receita Federal divulgou no dia 17/3, no canal da TV Receita no y...