terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Noticia - Estados incluem novos desafios ao planejamento do Projeto Primeira Exportação - Informativo Secex/Comexdata.

Durante 2010, o Projeto Primeira Exportação vivenciou uma fase de reestruturação visando maior alcance e melhores resultados. De três Unidades da Federação (Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Norte), a iniciativa passou a integrar nove, formalizando, entre março a agosto do ano passado, a parceria entre a Secretária de Comércio Exterior (Secex) e os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Bahia. No próximo dia 15 de fevereiro, os representantes dos estados virão a Brasília para uma reunião de coordenação técnica.

Segundo a Coordenação Nacional do Projeto, a reunião representa um momento singular em que os estados iniciam novas administrações, muitas vezes com uma equipe técnica diferente da que vem participando da coordenação das atividades nos Comitês Gestores locais. Nesse sentido, a proposta é avaliar o planejamento das ações previstas para este ano, repactuar o cronograma de atividades do Projeto Primeira Exportação nos estados e transmitir as orientações da atual gestão da Secex.

Coordenado pelo Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior (Depla), o projeto Primeira Exportação tem o objetivo de aumentar a base exportadora através da inserção de micro, pequenas e médias empresas no mercado internacional, por meio do acompanhamento sistematizado da internacionalização das empresas. A Coordenação Nacional tem pela frente o desafio de consolidar o sistema de gestão integrada e a metodologia de implementação nos estados, aprimorar a interlocução com os comitês gestores, os governos estaduais e entidades vinculadas, e fomentar a construção de uma política de comércio exterior nas unidades da federação.

A prioridade atual da Secex é aperfeiçoar a gestão do projeto, otimizar resultados e aumentar o número de empresas que concluem as etapas de acompanhamento para que elas comecem a exportação. Para tanto, é necessário que a pré-seleção das empresas tenha como critério essencial o potencial exportador da organização.

NOTICIA - TV RECEITA LANÇA SÉRIE DE VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IR 2015 - Fonte: RECEITA FEDERAL

Principais dúvidas dos contribuintes são explicadas de forma didática A Receita Federal divulgou no dia 17/3, no canal da TV Receita no y...