terça-feira, 8 de maio de 2012

Noticia - Brasil tem 2,2 milhões de pares de calçados aguardando licença para entrar na Argentina - Revista Comex BB/Comexdata

O último levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) revelou que até 30 de abril havia 2,2 milhões de pares de calçados aguardando a liberação de licenças para poder, enfim, entrar no mercado argentino. Deste total, cerca de 630 mil são relativos a pendências de junho a dezembro do ano passado. Outro 1,6 milhão de pares faz parte do saldo deste ano. O prazo médio para a liberação é de 138 dias. Desde o ano passado, as empresas calçadistas brasileiras enfrentam problemas com o atraso da emissão das licenças não automáticas de importação pelo governo da Argentina.

Segundo a Abicalçados, o imbróglio com a Argentina gerou saldo pendente em dólares que soma US$ 47,8 milhões, sendo que US$ 39,2 milhões foram acumulados este ano, e US$ 8,5 milhões, em 2011. "O único posicionamento que temos sobre essa questão é de solicitar ao governo brasileiro ações que evitem os prejuízos às empresas nacionais, pois só cabe a ele resolver a questão dos atrasos na emissão de licenças de importação pela Argentina", explica Heitor Klein, diretor-executivo da Abicalçados. Procurado, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou apenas que deve ocorrer ainda este mês uma reunião entre representantes do governo federal e do governo Cristina Kirchnner para tentar resolver a questão.

"Algumas empresas estão sendo seriamente afetadas e absorvem este prejuízo, na expectativa de que o governo argentino reduza as exigências para a liberação de calçados em breve. A busca por novos mercados é uma constante das companhias nacionais, mas não é rápido e nem fácil substituir um mercado importante como a Argentina (que é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, segundo MDIC)", afirma Klein.

A Abicalçados informa que no primeiro trimestre deste ano, os embarques de calçados do Brasil para a Argentina caíram 47% em volume na comparação com igual período do ano passado. Foram exportados 975 mil pares, contra 1,8 milhão no mesmo período de 2011. O faturamento em 2012 também seguiu trajetória negativa, ficando 36% menor: US$ 26 milhões, contra US$ 41 milhões obtidos nos três primeiros meses do ano passado. "Este desempenho demonstra que estamos perdendo gradativamente um dos principais mercados do calçado brasileiro", finaliza Klein.

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