quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Noticia - Apex-Brasil e ABEMEL formalizam acordo de promoção comercial internacional de mel e derivados (Apex-Brasil).

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) assinaram documento que criou o Projeto Setorial Integrado Honey From Brasil, durante encontro de Planejamento Estratégico Setorial, realizado ontem (30/11), em Brasília. O Projeto visa promover a internacionalização de empresas brasileiras de produtos apícolas, aumentar as exportações e o valor comercializado dos produtos e fortalecer a imagem setorial dos produtores e das empresas nos mercados nacional e internacional. Para isso, foram definidos oito mercados prioritários, sendo três na Ásia (Japão, China e Arábia Saudita), quatro na Europa (Rússia, Reino Unido, França e Alemanha) e um na América do Norte (Estados Unidos).

Estão previstas missões comerciais ao Oriente Médio e ao Japão (para prospecção de oportunidades de negócios), participação de empresas nas principais feiras internacionais do setor - como a APIMONDIA, na Argentina, e a Foodex, no Japão - e outras ações de promoção comercial, como a participação de empresas no Projeto Fórmula Indy 2011/2012.

Visando promover a imagem de sustentabilidade e inovação, o Projeto prevê ainda a reestruturação do website Honey from Brasil, que servirá como portal de informações e notícias.
Para o gerente geral de negócios da Apex-Brasil, Sérgio Costa, a assinatura desse Projeto representa a consolidação do amadurecimento das empresas do setor no processo de internacionalização. "Nós já havíamos desenvolvido diversas ações em conjunto, mas, agora, com um planejamento detalhado e sistematizado, teremos melhor êxito nas nossas ações", afirma ele.

De acordo com a presidente da ABEMEL, Joelma Lambertucci de Brito, essas ações, em parceria com a Apex-Brasil, devem contribuir para o melhor desempenho das exportações, facilitando o acesso das empresas e dos produtores brasileiros aos mercados internacionais.

Dados do setor
Em 2009, o valor das exportações brasileiras de mel aumentou 51% em relação a 2008, com receita de US$ 65,79 milhões e preço médio de US$ 2,53/quilo de mel, orgânico e convencional. Apesar da crise econômica mundial que se iniciou nos Estados Unidos, o país foi o principal destino das exportações, embora tenha reduzido sua participação na receita das exportações brasileiras de mel, passando de 73,1%, em 2008, para 62,5%, em 2009. Para o mercado americano, foram exportadas 16,98 mil toneladas de mel no valor de US$ 41,13 milhões. A Alemanha foi o segundo destino das exportações brasileiras, ampliando a sua participação de 16,5%, em 2008, para 20,7% no ano passado. No mercado alemão, foram comercializados US$ 13,61 milhões, equivalentes a 4,84 mil toneladas de mel. O Reino Unido foi o terceiro mercado importador do mel nacional, tendo sido o país que mais ampliou a sua participação na receita de exportação brasileira, passando de 2,2% para 9,2%. Para esse país, foram exportados US$ 6,05 milhões, referentes a 2,56 mil toneladas de mel.


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